Fundação de Cultura de Sousa: Quem será o presidente em 2013...

Após as eleições, o resultado de vitoriosos e daqueles que não lograram êxito na sua aspiração ao cargo maior das eleições de Sousa, o cargo de prefeito - sobra-nos as especulações em quem vai ocupar esta ou aquela pasta no novo governo e, no sobe-e-desce das especulações cada um que tenha o seu palpite e dê a sua opinião sobre quem vai fazer parte do secretariado do novo governo em formação.
E aqui, em meio a tantas especulações, não custa nada perguntar:
Quem será o Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Sousa? Quem será o preferido do Prefeito eleito André Gadelha? Qual será o critério usado pelo novo prefeito para a escolha do cidadão que vai ocupar a pasta da cultura? Será que o prefeito usará o critério da competência técnico-administrativa para a escolha do presidente da fundação, já que não há mais a lista tríplice de candidatos escolhidos pelo movimento cultural, dando ao prefeito a prerrogativa de escolher alguém com bagagem ou sem qualquer envolvimento com a cultura?
Ou será que usará o critério político? se assim o for, não será surpresa... ou quem sabe usará o critério pessoal, por amizade ou por indicação de algum correligionário? Pelo andar da carruagem não será uma tarefa difícil do prefeito, mesmo porque fazer cultura nesta terra é mais difícil do que não fazer, pois, a própria sociedade não reconhece a cultura como primordial e necessária para a construção da nossa cidadania e vital para o desenvolvimento da sociedade sousense. Isto me faz lembrar de um Site de notícias local que colocou dias atrás na internet uma reportagem sobre a convocação dos candidatos às eleições de Sousa para uma reunião com o FOCA - Fórum de Cultura do Alto Sertão da Paraíba e colocou a foto da Atriz Marcélia Cartaxo anexa ao texto - o que Marcélia Cartaxo tem haver com a política cultural sousense?  ninguém se pronunciou sobre a saia justa do site, sobre a gafe da matéria.
 Este fato reforça a ideia da falta de comprometimento da sociedade sousense com a cultura local e a importância das manifestações em prol da cultura, seus elementos e expressões culturais.
Especula-se à boca pequena que o futuro presidente da fundação de cultura tem em VÁLBER MATOS um candidato forte para ocupar a pasta. Outro nome que está no páreo e tem um peso enorme com o novo governo, indiscutivelmente, é  do diretor de Teatro LUIZ TORRES CACAU que tem um padrinho muito forte: o Dr. Buega Gadelha que tem muito milho na mochila e um bom relacionamento com Luizinho Cacau - candidato forte  a presidente da fundação municipal de cultura. 
Correndo por fora está SÉRGIO SILVEIRA, poeta sousense que também suspira por esse cargo tão cobiçado pelo movimento cultural, e ocupar a sua presidência seria um prêmio por contribuir com a cultura de Sousa. 
Lembrando que JUDIMAR DIAS não é um nome a ser deixado de fora e tem grandes chances de ser presidente da fundação de cultura pela sua afinidade com o novo prefeito, com grande chance de ser presidente da fundação. 
Já FERNANDO PERISSÉ é também um candidato muito forte e com um perfil de luta e sintonia incontestável com o novo prefeito, podendo fazer parte do novo governo através da presidência da fundação municipal de cultura. 
Outra candidata bem cotada ao cargo de presidente da fundação de cultura de Sousa é JOSIONE PEREIRA GADELHA (ZIONE) ex-ocupante do cargo de Coordenadora da SUDEMA no Vale dos Dinossauros na gestão do governador Maranhão, ela que tem grande afinidade com o prefeito eleito André Gadelha e sua família.
A sorte está lançada... esperamos que daqui para o final do ano, o futuro prefeito André Gadelha possa dizer para toda a sociedade sousense quem será o novo presidente da fundação municipal de cultura de Sousa.
Esperamos acertar lançando alguns desses nomes para presidência da fundação municipal de cultura de Sousa. Dê o seu palpite também.

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas