A MÍDIA
A mídia, como meio de comunicação
está a serviço de quem? Qual a sua função social? Qual o seu objetivo enquanto
veículo de massa? Pode um meio de comunicação usar a sociedade contra este ou
aquele cidadão para atingir seus propósitos?
A mídia eletrônica que
compreende emissoras de rádio, televisão, cinema e audiovisual, é uma concessão
do estado; portanto, os meios de comunicação devem estar a serviço da
sociedade, da coletividade, não de um indivíduo, de um grupo ou de quem quer
que seja. Os serviços prestados por uma emissora de rádio ou televisão devem
ser direcionados para a cultura do povo; divulgando a cultura local, de uma região, do país; divulgando os nossos
costumes, as nossas tradições, o nosso folclore; transmitindo educação,
cidadania, enfocando tendências, comportamentos e dando ênfase na construção de
valores morais, ingredientes imprescindíveis para o crescimento e o
desenvolvimento de uma sociedade melhor, mais participativa e mais sabedora da
sua importância no contexto social e político de nosso país.
Coisa rara de se
ver hoje em dia é a ética profissional nos noticiosos tendenciosos e maldosos, que instigam constantemente a população
contra as instituições, fomentando a discórdia e o desrespeito entre cidadãos.
Foi para isto, que tantos idealistas pereceram neste país, nos porões da
ditadura, torturados, arrancados do seio de suas famílias? Morreram por uma
geração de imbecis aculturados?
Hoje a máxima desse sensacionalismo
radiofônico, é abrir espaço para que as pessoas reféns de maus profissionais da
radiofonia usem contra gestores e homens públicos ofensas e inverdades,
calúnias e difamação em nome da ordem e da insatisfação, fruto da desinformação
desse setor, que busca através desse expediente obter sucesso em seus programas
de baixa produção jornalística e pífia linha editorial, onde o vulgar é o top
de linha. É uma pena concluir, que a cultura para estes profissionais, é algo incompreenssível, completamente desconhecida seja esta cultura político-ideológica, econômica, sociológica e de valores ético-sociais; mas, não tem espaço e expressão.
O objetivo de um veículo de massa
deveria ser o de informar a população, com ética jornalística e responsabilidade
social, o seu cotidiano. Com seus problemas enquanto comunidade e sociedade. Não
se admite mais, em tempos de globalização, que a ética sucumba aos interesses
das pessoas; que a moralidade seja mero adereço na vida do cidadão; que o
limite não seja respeitado; que a integridade humana não tenha mais valor, em
função das vaidades pessoais, da ambição desenfreada. Sucesso se faz com
profissionalismo, não com o amadorismo de outrora.
Estamos na era da mídia
digital!
Falta de profissionalismo, de qualificação profissional e instrumentalidade para exercer a sua profissão, vai deixar muita gente ociosa no mercado de emprego da mídia.
Edilberto Abrantes.
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