O Brasil como ele é


Somos um País complexo. Nascemos complexos. Descobertos por acaso, numa teórica viagem às Indias, nos revelamos. Passamos pelas Capitanias Hereditárias. Enfrentamos as revoltas populares. Passamos por um regime monarquista- a única Monarquia das Américas. Enveredamos floresta adentro adestrando índios, expandindo as Missões, com o apoio das monções. Derrubamos o maior republicano que já existiu: o nobre e amoroso Imperador D. Pedro II, que revolucionou o seu tempo, as mentes jovens dos brasileiros.
Fomos criados - como disse Darci Ribeiro- na efervescência das 3 raças : negra - forte e vinda da África; branca- da Europa e índigena- recrutada da Terra de Santa Cruz, como cognominou o português desbravador. 
Somos um país que sofreu com um forte regime de exceção e que não deve ser esquecido. País que sofre com a má distribuição de renda. Com a balbúrdia da corrupção, com o crack, a violência e a devassidão. Mas, somos um País, que se renova, na cultura, na delicadeza da solidariedade de alguns.
País que se manifesta pungente na economia, não obstante, a devastação exacerbada do dinheiro público, por políticos podres e dignos de cadeia. Mas, somos Brasileiros. E Brasileiro, como diz a publicidade: Não desiste Nunca. Viva esta Terra do Cruzeiro. Viva Chico, Viva Elomar, João Cabral, Castro Alves, Augusto dos Anjos, Luiz Gonzaga. 
Viva o POVO BRASILEIRO!

 Eduardo Abranttes."

Comentários

Postagens mais visitadas